A Zeno.FM Station
MIDI LOUVOR - PLAYBACKS GRÁTIS | .MIDI LOUVOR PLAYBACKS .MIDI LOUVOR PLAYBACKS: MIDI LOUVOR - PLAYBACKS GRÁTIS

MIDI LOUVOR - PLAYBACKS GRÁTIS


       Clique  em MIDI LOUVOR abaixo para baixar sua MIDI

                                               MIDI LOUVOR (1)




Os playbacks MIDI são gratuitos, pedimos sua colaboração apenas na divulgação deste espaço no seu Facebook.

Novas MIDI estarão sendo adicionadas periodicamente em pequenos intervalos de tempo.


Envio de MIDI pelos leitores:

Quem puder colaborar enviando MIDI evangélicas para serem disponibilizadas aqui gratuitamente pode enviar por E-mail para:


Clique para enviar sua mensagem ou arquivo: Contato




MIDI, saiba o que é e como funciona

MIDI é um protocolo que faz parte da vida da maioria dos músicos, e amantes da tecnologia musical. Quem nunca baixou um arquivo .mid? Porém muitos que o utilizam na verdade não sabe do que se trata, o que gera muita confusão. Através desse artigo pretendo fazer uma explanação geral sobre o tema, de modo que mesmo quem nunca ouviu falar possa entender. Farei uma breve introdução que possa abrir caminhos para um estudo mais aprofundado, já que esse é um assunto muito extenso.

O que é?

Segundo a Wikipedia, MIDI (abreviatura de Musical Instrument Digital Interface -Interface Digital para Instrumentos Musicais) é uma tecnologia padronizada de comunicação entre instrumentos musicais e equipamentos eletrônicos (teclados, guitarras, sintetizadores, sequenciadores, computadores, samplers etc), possibilitando que uma composição musical seja executada, transmitida ou manipulada por qualquer dispositivo que reconheça esse padrão. Objetivo desse protocolo é permitir a transferência de informações entre os diversos dispositivos, ou até mesmo o armazenamento para posterior execução.

Como Funciona?

Através do protocolo MIDI, é possível fazer que uma nota tocada em um teclado seja reproduzida em tempo real em um computador ou módulo (sintetizador ou sampler). Basicamente uma mensagem midi é enviada por um controlador(um teclado, por exemplo) e do outro lado processada por outro equipamento (a placa de som de um computador). Na verdade, o que o controlador faz é dar uma “ordem” para que o sintetizador produza uma nota musical. Sendo assim, ele passa qual nota deve ser reproduzida, a altura, a intensidade, duração, e outros parâmetros. É como se o controlador dissesse: “toque a nota fá durante 4 tempos a um andamento de 120 BPM, com volume máximo, utilizando timbre de flauta transversal”. As mensagens midis não possuem o timbre em si, o mesmo é produzido no sintetizador. Por esse motivo que uma mesma mensagem midi com certeza soará diferente em seu computar e em um módulo. Nos computadores, a sintetização de um som midi se dá através da placa de som, ou emulados através do sistema operacional. Portanto quanto melhor a placa, mais qualidade terá o som reproduzido.

Além de troca de produção em tempo real, as mensagens midis também podem ser armazenadas. São os populares arquivos midi, que normalmente possuem a extensão .mid. Esses arquivos nada mais são que uma partitura digitalizada da música que informa o sintetizador/sampler o que, e como tocar. Como dito anteriormente, o resultado dependerá do sintetizador usado. Se você falar para dois saxofonistas com sax de marcas diferentes fazer uma mesma nota, com certeza ela soará diferente. Apesar de ser a mesma nota, tem que ser levada em conta o sax utilizado, a experiência do saxofonista, etc. Com os sintetizadores não é diferente, pois cada um possui sua característica própria. Você pode fazer um teste simples, reproduzindo um arquivo midi em seu computador, depois em seu celular. Com certeza a diferença é gritante, pois os sintetizadores internos dos celulares na maioria das vezes são de piore qualidade que os encontrados em placas de som on-board.

Controladores

Como foi dito anteriormente, os controladores tem como função enviar a mensagem midi com o som a ser reproduzido. Quando falamos em controlador, a maioria das pessoas pensam logo em um teclado, por ser a forma mais comum desse equipamento. Porém os mesmos existem nos formatos mais diversos de instrumentos, como por exemplo bateria e instrumentos de sopro. Apesar de agregar um pouco mais de características do instrumento que o mesmo simula, todos os controladores possuem a mesma função.

Samplers/Sintetizadores

São softwares ou equipamentos destinados a reproduzir os sons recebidos via interface midi. As mensagens são decodificadas e enviadas à saída de áudio no formato de notas musicais ou sons de percussão. A diferença entre sampler e sintetizador é que o primeiro possui amostras do som a serem reproduzidos armazenadas internamente. Já o sintetizador gera o som a partir de ondas sonoras manipuladas eletronicamente. Tanto um quanto o outro podem ser apenas um programa, ou um módulo específico. Como é de se imaginar o sampler possui um som mais realista, pois é feito a partir de gravações (amostras) do instrumento real. Os mesmos são muito utilizados quando se busca uma fidelidade ao instrumento real. A vantagem do sintetizador, que é possível criar timbres de instrumentos que não existem, deixando o som com uma característica única.